segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como começou a animação?

   
    A história do desenho (ou “pré-história”) começa quase que ao mesmo tempo em que a do homem. Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se firmasse uma linguagem verbal.
     Ao longo dos séculos o desenho passou a ser utilizado cada vez de formas mais diferentes. Sendo até mesmo, um prenúncio da linguagem escrita, da fotografia e assim, do cinema, até mesmo das representações cartográficas

    Com técnicas mais apuradas o iniciante da animação foi o professor belga Joseph Plateau. Em 1832, ele inventou o equipamento fenacistoscópio (um disco com figuras dispostas em torno do centro que parecem movimentar-se quando o mecanismo é girado).
   A ideia era apresentar uma rápida sucessão de desenhos de diferentes estágios de uma ação, criando a ilusão de que um único desenho se movimentava. O primeiro desenho animado foi Humorous phases of funny faces (Fases cômicas de faces engraçadas), feito em 1907 pelo inglês J. Stuart Blackton.
   Com a chegada do som, Walt Disney produziu, em 1933, Os três porquinhos, cujo tema musical, Quem tem medo do lobo mau?, se tornou célebre. Até hoje essa obra é contada na infância das crianças de diversas gerações.